Bloguinho da Zizi

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Confusão - um estado de mudança

Perguntaram ao Osho: 

Osho, eu acho que penso claramente, mas no fundo eu apenas vejo confusão. Às vezes eu penso que sei, mas descubro que nada sei. Eu apenas achava que sabia.

Resposta:

Aprenda a viver com a confusão. Não tenha pressa para concluir. A confusão não é necessariamente algo errado. Não a rotule como sendo confusão. Rotular é errado. Algumas vezes um rótulo errado pode criar muitos problemas.

Isso não é realmente confusão: é um estado de transição, de mudança. Você se desenraizou do velho solo e está procurando pelo novo, e entre os dois, isso acontece. Isso não é confusão, isso é apenas um hesitante estado de crescimento.

Isso é crescimento e sempre que existe crescimento costuma-se rotular como confusão. Mas ao rotular como confusão, você está interpretando errado e começará a tentar resolver de algum jeito. Se você chamar isso de crescimento, então não haverá pressa em resolver. Na verdade, você terá que dar suporte a isso, pois é crescimento. Se chamar de confusão, você estará condenando e terá que encontrar uma maneira de sair disso.

Não há necessidade de sair disso; aprenda a viver com isso. Aprenda a viver com todos os tipos de estados que estarão surgindo. E se algumas vezes for confusão, o que há de errado na confusão?

Nos ensinaram erradamente que devemos ser absolutamente claros. Somente os tolos conseguem ser absolutamente claros, somente os tolos estão certos.

A confusão é natural: ela é o caos criativo dentro de você. É somente a partir desse caos que a criatividade começa. Chame isso de caos criativo, não chame de confusão.

Osho

12 comentários:

Adriana Alencar disse...

Esse post parece ter sido escrito para mim. Obrigada, Zizi!
Beijo no coração,
Adri

Anônimo disse...

Confusão criativa e construtiva, pois nos ajuda a construir uma idéia do nosso verdadeiro eu, que afinal de contas está sempre em transição..
Um ótimo final de semana Zizi.

Denise Portes disse...

Zizi,
Eu vivo em caos criativo e ler isso me alivia muito. Li muito Osho e guardei suas palavras comigo, mas obrigada por me lembrar:
"A confusão é natural: ela é o caos criativo dentro de você. É somente a partir desse caos que a criatividade começa. Chame isso de caos criativo, não chame de confusão."
Um beijo
Denise

Regina Rozenbaum disse...

Ai ai Zizi...ai ai...sincronicidade pura! Vim tb fazer um consultinha básica rsrs, posso? Dermatites... mão esquerda mais, direita pouca e na face: têmporas e testa ( bem acima da sombrancelha). Qual a pergunta? Mudança de pele...não caibo mais em mim? Não quero mais essa proteção?rsrs Tô abusando docê e de seus conhecimentos né amiga?
Beijuuss, confusos, n.c.

Denise disse...

É preciso passar pela desconstrução, para edificar o novo. Essa fase transitória enche de entulhos os espaços por onde "trafegávamos", por isso a sensação de caos que muitas vezes chega, parece que nos deixando sem ver, sem rumo...quando está no seu lugar!

Amo Osho!
Um bjo e um ótimo fds, querida!

Calu Barros disse...

Aplausosss...Zizi querida.Mais uma perfeita escolha para reflexão.
Em minha prática profissional, depois de anos de amadurecimento, sempre conduzi os aprendizados dos alunos dentro dessa premissa de caos criativo, experiência cíclica_ a passagem do não saber para o saber. O espaço compreendido entre os dois fatos é o precioso momento da descoberta e da apropriação do conhecimento.
Trago comigo esta máxima de vida, de ação e de sentimentos.
Obrigada pelo papo.
Bjkas mil, amiga.
Calu

Isa Martins disse...

Oi Zizi, que lindo que tá teu blog
Sábias palavras de Osho
Eu quando percebo que estou em confusão procuro relaxar,escutar música, fazer o que gosto e deixar que o meu próprio Eu me traga as respostas no momento certo.
Assim, o que foi uma confusão, depois de um tempo se transforma numa grande solução
Beijos na alma!

Carla Farinazzi disse...

Sinceramente, Zizi... Um post para se guardar, já o adicionei ao meu melhores dos blogs.

Sensacional. Eu quero seguir confusa e crescer cada vez mais! Sempre. Adoro mudanças. Elas sempre são para melhor. As mudanças nos fazem crescer, depois da confusão... Excelente texto.

Beijos

Carla

Jorge (Nectan) disse...

Ótimo texto, Zizi.

Osho colocou a confusão sob um ângulo diferente, o que clareia mais sobre isso.

Muito obrigado por compartilhar!!!
Beijo!!!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Zizi. A vida tem me ensinado que nem sempre podemos encontrar a paz que sonhamos para crescermos em consciência. Muitas vezes, o caos nos proporciona desenvolvimento e criatividade. Precisamos aprender a crescer na confusão. Belo texto. Beijos e ótimo fds.

chica disse...

Confusão amiga essa.Que linda reflexão e vivemos rotulando,não? beijos,obrigado pelo carinho,lindo fds,chica

Graça Pereira disse...

Querida Zizi
Apaziguante este post, no mínimo!
Estive 3 dias sem internet...estou procurando sair da "confusão"...
Mil beijos
Graça