Bloguinho da Zizi

domingo, 1 de janeiro de 2012

A Arte da Imperfeição - wabi sabi





Wabi sabi é a expressão que os japoneses inventaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas.
O termo é quase que intraduzível: wabi sabi é um jeito de "ver" as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade.
Esse conceito surgiu no século 15.
O jovem Rikyu, queria aprender os complicados rituais da Cerimônia do Chá e procurou o grande mestre Tokeno Joo.
Para testar o rapaz, o mestre mandou que ele varresse o jardim.
Rikyu limpou o jardim até que não restasse nem uma folhinha fora do lugar.
Ao terminar examinou cuidadosamente o jardim impecável, cada centímetro de areia imaculadamente varrido, cada pedra no lugar, todas as plantas ajeitadas. E então, antes de apresentar o resultado ao mestre, Rikyu chacoalhou o tronco de uma cerejeira e fez cair algumas flores que se espalharam displicentes pelo chão.
Mestre Joo, impressionado, admitiu o jovem no seu mosteiro. Rikyu tornou-se um Grande Mestre do Chá e desde então é reverenciado como aquele que entendia a essência do conceito de wabi sabi: a Arte da Imperfeição.


Os mestres japoneses, com a cultura inspirada nos ensinamentos do taoismo e do zen budismo, perceberam que a ação humana sobre o mundo, deve ser tão delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar. E a natureza das coisas é percorrer seu ciclo de nascimento, deslumbramento e morte; efêmeras e frágeis.
Eles perceberam a beleza e a elegância que existe em tudo que é tocado pelo carinho do tempo.
Uma velha tigela de chá, musgo cobrindo as pedras do caminho, a toalha amarelada, uma única rosa solta no vaso, a maçaneta da porta nublada das mãos que a tocaram.


Wabi sabi é inseparável dos ensinamentos do taoismo e do zen budismo.


Na Natureza:


  •  todas as coisas são impermanentes
  •  todas as coisas são imperfeitas
  •  todas as coisas são incompletas
  •  a beleza pode estar escondida na feiura
  •  a grandeza existe nos detalhes despercebidos
  •  aceitação do inevitável
  •  apreciação da ordem cósmica


A Arte da Imperfeição é focar no intrínseco, no irregular, no despretencioso, no turvo, no envelhecido, na simplicidade.


Precisamos aprender a aceitar nossas falhas com a mesma graça e humildade com que aceitamos nossas qualidades, a perdoar a nós mesmos.
O desejo de acertar sempre impede a evolução e, a necessidade de estar no controle aumenta a desordem e o caos.


Textos da net, recebidos por e-mail.

13 comentários:

chica disse...

Lindo e cheio de sabedoria que tanto precisamos,Zizi! beijos, feliz ano novo, agora já nele!!!chica

Regina Rozenbaum disse...

Êita que por aqui já tá tudo lindo e estalando de novo. Começar 2012 cientes de nossas imperfeições e das oportunidades de aprendermos com elas é uma pinçada que só Gente, iluminada, como vc nos brinda! Seguinte: tô penando com a net, mozzila, explorer e afins. É um cai, despenca, liga e desliga PC (verdadeiro teste de paciência!!!)que ninguém merece...aff Doidinha pra continuar nossa prosa. Agora já em 2012! Vamos ver se hoje ela se comporta em meio essa chuvarada toooda.
Beijuuss, estalados de novos, irmigamada n.a.

Maysa disse...

feliz 2012
forte abraço
elisa

Angela Fonseca disse...

Zizi, amada, não por acaso acordei hoje pensando na impermanência de tudo... Coincidência? Não, é claro. Tudo muito efêmero, imperfeito, nos ensinando que não podemos seguir no piloto automático e, sim, estarmos atentos a cada minutinho que passa e o que ele traz de aprendizado e riqueza. No entanto, tendo sabedoria para conservar e alimentar tudo que é importante para nós, como bons amigos e bons momentos. Beijos novinhos em folha para você. Feliz 2012! Angela

Denise Portes disse...

Zizi,
Feliz Ano Novo, com muita saúde e muita paz.
Um beijo
Denise

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Maravilhoso!
Emoções trocadas.
Um Feliz 2012.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Unknown disse...

A Arte da Imperfeição deve ser executada melhor em 2012

William Garibaldi disse...

Amiga Zizi!
Que aula!
Agradecido mesmo mesmo!

Vou levar comigo esta riqueza!

William

ValériaC disse...

Muito sábio isto minha querida...é a verdadeira arte da aceitação, um exercício que deve ser uma constante em nossas vidas, pois temos muito o que efetivamente aprender a aceitar, a perceber com os olhos da simplicidade, da humildade e do amor incondicional.
Feliz 2012 amiga, desejo a ti muitas alegrias e paz neste ano que inicia, beijos...
Valéria

Lena disse...

Zizi,
Como essas filosofias orientais nos ensinam coisas que jamais teríamos a resposta de uma forma tão simples e sábia! Graças a Deus sou "wabi sabi" meu jeito imperfeito de ser, sempre atrás da melhoria de alma e espírito, buscando ser alguém melhor nessa vida!Belo texto!
Bjkas com carinho!

Isa Martins disse...

Com toda certeza Zizi, temos que nos aceitar como somos assim como tudo á nossa volta, fazer o nosso melhor é a garantia de que estamos no caminho certo, sem cobranças, apenas deixar fluir.
Voltando com saudades, feliz 2012 pra ti e uma ótima semana, beijossss

marlene disse...

MINHA AMIGA QUERIDA PARA QUEM AMA O FEIO BONITO LHE PARACE JA DIZ UM DITADO MUITO ANTIGO MAS É VERDADEIRO
EU ACHO QUE FEIURA E IMPERFEIÇÃO NÃO EXISTE UMA VEZ QUE NEM TUDO O QUE ACHAMOS FEIO OUTRAS PESSOAS ACHAM LINDO!!UM TEXTO MARAVILHOS ADOREI LER AQUI COM VOCE VENHO AGRADECER SUA VISITA E DIZER QUE TE GOSTO MUITO VOCE É UMA AMIGA MUITO QUERIDA MUITO IMPORTANTE PARA MIM UM GRANDE ABRAÇO COM CARINHO MARLENE

Anônimo disse...

Uma reflexão excelente para o inicio de um novo ano.
Quisera poder gravar em minha mente estas palavras.
Uma sabedoria magnifica.
Eu que sou perfeccionista foi um puxão de orelhas...srsrs
Vou aprender e mudar.
Bjos amiga